Epigramas e Minicrônicas

A DUPLA FACE DO ROMANTISMO

As mulheres amam diamantes, mas os homens teimam em mandar flores.

O HOMEM E A SUA CIRCUNSTÂNCIA
a Graça Vilhena

Joana torna a vida de Amarildo um inferno: implica, desrespeita e humilha. Só não se separa dele por não querer vender o carro adquirido na constância do casamento. Desempregado e para não perder o convívio diário com o filho de 3 anos, Amarildo não tem escolha a não ser aguentar esse tormento. Ultimamente Joana fica altas horas da noite mexendo no whatssap e no instagram com a luz do quarto acesa. Amarildo, que nunca ouviu falar de José Ortega y Gasset, finalmente deu um grito de independência e passou a dormir no sofá.

ONTOLOGIA DO CASAMENTO

Não sei dizer (…) sei que o casamento costuma desvendar os segredos do amor. E o amor só sobrevive em mistérios e suas tantas derivações. Os juristas, alheios ao amor, não chegam a um consenso sobre a natureza jurídica do matrimônio. Alguns dizem que se trata de algo sui generis. Mas isso todo casal já sabia.

SOLIDÃO COMPARTILHADA

Estão casados há trinta anos em regime de solidão compartilhada.

AMIZADE

Amizade é o casamento sem erotismo e sem orçamento doméstico.

ALTA INDAGAÇÃO

Os homens podem se enganar com as mulheres. Às mulheres – talvez pelo benefício da intuição apurada – não foi dada essa ilusão: “todo homem é igual”. E, aí, volto a uma pergunta que sempre me intriga: — Por que elas querem tanto essa igualdade?

CONTRAPARTIDA

O que atrapalha o amor é a contrapartida: as malditas partidas dobradas.

O PORQUÊ

As mulheres adoram os poetas, porque eles sabem das entrelinhas.

NÍVEL

As feministas deviam esquecer o princípio da igualdade com os homens: assim evitariam que o movimento baixasse tanto de nível.

KNOW HOW

Quando Deus concebeu a mulher já sábia como não devia proceder.

FOGO AMIGO

Os homens não reparariam na celulite não fossem tuas amigas.

ETERNA INCOMPREENDIDA

─ (…) eu já disse mil vezes que te amo.
─ (…) queria ouvir isso do teu silêncio.

AMNÉSIA

Quando tua mulher não te recomendar a mesma coisa pela terceira vez com feroz insistência, tenha muito cuidado: podem ser os primeiros sinais de amnésia.

ODE À SOGRA MAL AMADA COM ELEGIA FINAL

Adoro receber notícias tuas de Lisboa, jardim suspenso de além-mar
e anseio ainda mais quando as saudades me chegarem de além-túmulo.

SE AO MENOS

(…) os homens notassem os brincos nas mulheres, haveria esperança para a poesia.

CONSELHO AOS HOMENS

A vida é curta para se entender uma mulher: por que não simplesmente amá-la?

QUANDO A FÉ É CEGA

O santuário de D. Januária ocupava metade do quarto com lugar de destaque para São Judas Tadeu, o santo de sua predileção. Na hora do amor, virava os santos de costas para a parede, cobria-os com uma manta grossa e apagava a luz. Um dia, depois do amor, acordou passando mal. ─ Me socorre, meu São Judas Tadeu! E gritou ao Feliciano: — Acorda, acende a luz, descobre e desvira o santo, senão como é que ele pode agir sem me ver?

COSMOVISÕES

Durante o telefonema no primeiro mês da pandemia do coronavírus.
Relaxado: — E aí tudo em paz? Sossegado? Curtindo a casa? As crianças? O gato?
Deprimido: — Você é louco? Paz? Sossegado? Tá doido? Prozac de 12 em 12 horas. Os hospitais estão lotados. Já são vários os mortos (…) Acho que vou perder o emprego. E esses boletos que não param de chegar (…) e você o que tem feito?
Relaxado: — Com os boletos? Origami.

TENTATIVA DE DEFINIR
a Wilson Oliveira Jr.

Depressão é quando o sol se apaga.

MÉTODO CARTESIANO

Sou um relaxado cartesiano: faço o mal feito com esmero

CRIAÇÃO DO BRUXO
a Conceição Neri

O bruxo do Cosme Velho criou os olhos de Clarisse Lispector em 1899, quando Dom Casmurro fitou, devagar, os enigmas na alma de Capitu.

ENTABULOU-SE O IMPRETERÍVEL
a José Ewerton Neto

Dona Tertuliana adorava ir à casa da vizinha, a senhora Ivone, mas na verdade ia para aprender palavras novas com o doutor Traumaturgo Vargas – erudito advogado dos mais importantes empresários da cidade – para depois usá-las com as visitas, a pousar de culta. Naquele dia, por exceção, encontro-o um tanto agastado ao telefone: — Sei, Osvaldo: o Siqueira sempre com esse comportamento impreterível! E desligando o telefone, dirigiu-se à mulher e à visita: — Bem, deixem-me ir antes que o Siqueira entabule ações desastrosas. No outro dia, dona Tertuliana recebeu a mulher do desembargador Osório Baracho, uma prima de terceiro grau, que lhe veio encomendar um bolo de aniversário. Ao pedir para a visita sentar, notou o gato entre as almofadas. — Sai daí, impreterível! E diante do espanto da visita com a exclamação, emendou: — Imagine que ainda ontem esse gato caiu do muro e quase aconteceu uma tragédia: entabulou-se o impreterível inteiro no chão.

ELEIÇÃO EM ACADEMIA DE LETRAS

Como deve ser grave para os votantes de uma eleição para academia de letras, pois não se deve ter em consideração apenas o currículo e a obra do candidato, mas, sobretudo, a convivência: já imaginou se levar para a imortalidade um chato?

FÉRIAS

21 de março, dia mundial da poesia: o calendário chutou o pau da barraca e se deu férias.

NEGACIONISTA
a Elimar Figueiredo

Pedro e Tomé caminhavam na praia quando viram algo indefinido: tanto poderia ser uma lagoa quanto uma duna. Pedro tomou o partido da duna e Tomé o da lagoa. Teimaram. Resolveram ir até o local. À medida que se aproximavam ficava mais nítido de que se tratava de uma duna. Tomé – conhecido por sua birra extrema – continuava convicto de que avistava uma lagoa. Finalmente chegaram. Pedro irritado com Tomé: — Tá vendo: é uma duna, teimoso! Pegou um punhado de areia e jogou no amigo, que reclamou: — Não me molha, Pedro: estou com frio!

CONVITE

O Grêmio Literário Vates do Ostracismo tem a honra de convidar V. Senhoria e família para a conferência “Perseverança dos poetas de província: diálogo interdisciplinar entre literatura e loucura” a ser proferida pelo poeta e médico psiquiatra Manassés de Antanho, autor do livro Sonetos de outrora e outros esquecimentos a ter lugar no dia 28 de maio de 1882, à hora do ocaso, no salão dos eventos póstumos.

IDIOMAS
a Alessandro Costa

O professor de Inglês comentando a propósito dos seus alunos: — George Thompson has a weakness for fake news (O George Thompson tem um fraco pelas fake news), já o José da Silva mente pra desgraça!

FERVOROSOS

Ao fim da palestra em defesa do ateísmo proferida pelo Dr. Ausêncio de Fé, um homem da assistência veio lhe cumprimentar efusivo: — Mestre, compartilho e comungo do seu credo: creio fielmente no nada.

INICIAÇÃO

Se tiveres vontade de rasgar os inéditos, queimar os livros publicados e tua alma sentir o vazio mais profundo é sinal de que começaste a entender o que é a poesia.

INGRATO

E eu a reclamar do tamanho das minhas orelhas, única herança de meu avô.

CONCORRÊNCIA
a Flavius Nadler

Na sala de espera do oftalmologista um paciente puxa conversa com o poeta: — Sabe você o que tem me ocorrido agora? Vejo um objeto e penso estar vendo outro: por exemplo, vejo um guarda-chuva e penso que é uma bengala (…) vejo uma sombrinha semi-aberta e penso está vendo um pirulito. Atônito, o poeta indagou: — O senhor é escritor? — Não, não, senhor. — Graças a Deus – disse o poeta aliviado.

PSICANÁLISE
a Fernando Calsavara

O analista é uma espécie de velho padre inquisidor, pois quando a gente a ele se confessa termina revelando pecados ignorados sem dá por isso.

VIDA GASOSA

A coisa é bem mais séria, meu caro Zygmunt Bauman: a vida é gasosa.

MANDOU A REAL

O prepotente aborrecido atacou: — Escuta aqui: você sabe com quem está falando?
E o estafeta: — Com um futuro cadáver. E infelizmente isso não é uma ameaça.

VERDADE E PARÁBOLA
a Socorro Santos

No sertão do Piauí, o jovem aconselhou Seu Zeza a deixar aquele lugar de terra tão ruim. Ao que objetou: — Aqui a terra é muito boa, quem não presta é o céu. O jovem arregalou os olhos, espantado: — Como é que o senhor tem coragem de dizer uma coisa dessas? — De verdade e parábola entende Nosso Senhor Jesus Cristo.

DA DENOMINADA OPÇÃO SEXUAL

Quando ouço falar de opção sexual, penso que a coisa ocorre mais ou menos assim: acordo, meio entediado, olho para o firmamento e digo: — Ah, quer saber? Cansei de ti, azul e vou dá uma chance para a cor-de-rosa. — Ah, ingênuo leitor, que bom seria se rasos assim fossem nossos abismos.

INCONSCIENTE COLETIVO

João, pescador de riachos, foi a São Luís e ficou assombrado quando viu o mar:
— Santo Deus!, nunca imaginava essa imensidão de água no açude do governo.

O DIABO É O SANTO
a José Neres

Por falta de padres, a comunidade Fé em Deus resolveu construir uma capela. E trabalharam em mutirão durante um ano, vez que os recursos eram escassos. A construção tinha sido promessa do líder da comunidade, Raimundo dos Santos. Ia sendo erigida a capela e aumentavam as divergências sobre o santo padroeiro. Terminada a construção era hora de combinar sobre a cerimônia de inauguração. O padre veio de uma cidade distante, elogiou a bela capela, inteirou-se da situação. Perguntou, então, qual afinal era o santo que a comunidade elegeu como padroeiro. — São Benedito! Santa Bárbara! São Francisco de Assis! São Francisco Xavier (…) – em algazarra, bradavam todos ao mesmo tempo sem que ninguém se entendesse. O padre interveio com energia e pediu paz, que se acalmassem, aquilo era feio. — Tá vendo, padre, o diabo é o santo – disse Raimundo dos Santos muito contrariado.

CONCORRÊNCIA

Em nome de Deus, divinas atrocidades; em nome dos homens, as seculares.

REGRA DE OURO DO POETA HIPER-HERMÊTICO

A poesia é o principal mistério da criação, o segundo é Deus.

VERSO PARA UM FUTURO POEMA
a Américo Azevedo Neto

O bumba-meu-boi festeja um lamento que rasga os olhos da tristeza.

A VIDA

Sabe a vida? (…) é tudo tão óbvio (…) vai fluindo (…), pois é: vai fluindo (…) é tudo tão esperado (…) tão esperado (…) vai fluindo (…) casou-se (…) teve filhos (…) separou-se (…) vai fluindo (…) fluindo (…) e de repente (…) acabou-se.

GERÚNDIO

Gerúndio é a língua dos grilos nas mil e uma noites.

ESPETÁCULO DAS CHUVAS
a Dulce Helfer

Naquela noite sem luz e esperança, em Santa Inês, o que a goteira teimava tanto dizer entre relâmpagos e trovões? Que os telhados não impedem o espetáculo das chuvas.

ATELIÊ

João Cabral provou que a poesia pode usar tons pastéis e continuar colorindo.

OS INEVITÁVEIS

Hoje, que estou sozinho, vou ficar em casa: vai que encontro um chato no elevador, na portaria, na banca da esquina, na rua, no ônibus, na praça e nas repartições públicas. Também decidi não fazer a barba: vai que encontro um chato no espelho.

FILOSOFIA DA ARTE
a Helena Barbosa

João resmunga a si no meio da lida:
─ Eita, João, que a vida é besta!
─ Mas vai ter forró no sábado!

DEPRIMIDAS-DEPRIMENTES

As redes antissociais estão deprimidas-deprimentes, porque nos últimos tempos o nosso grau de civilidade anda pelos calcanhares, melhor dizendo, pelos cascos.

INOFENSIVO

Um doido sem mania de grandeza é tão inofensivo quanto um poeta medíocre.

SÓCRATES NO MODERNISMO

— Quer saber de uma coisa? Sei de nada não.

GÊMEOS COMPLEMENTARES

O sujeito contou uma piada idiota e um dos irmãos gêmeos foi às lagrimas de tanto rir, enquanto o outro permaneceu impassível, o que intrigou o humorista: — Por que seu irmão achou tanta graça e você ficou tão sério? — Somos gêmeos complementares: a ele foi dado todo o senso de humor e a mim todo o senso do ridículo.

A MÃO

No capitalismo essa mão invisível a nada resolver; no comunismo e no nazi-fascismo aquela mão de ferro a tudo alcançar.

ETERNIDADE

Foi um período de breve (sic) ditadura.

LITERATURA E ARBÍTRIO
a Lourival Serejo

Nas ditaduras não há gavetas.

O MUNDO

O mundo é um doido à solta.

ESPARTILHO

A métrica é o espartilho do verso.

FRANCISCO DE GOYA

Goya, tuas sombras iluminam os porões de minha alma.

A SOLIDÃO DA SOLIDÃO

A solidão é a mais fiel das companheiras: a arte, a mais fiel das solidões.

OSTRACISMO

(…) andava tão esquecido que a morte lhe levou por engano (…)

PANDEMIA

Os versos precisam ser curtos: não há mais paciência no mundo.

O DIREITO NO DIVÃ

A hermenêutica jurídica é a psicanálise da norma.

DIDÁTICAS MANHÃS

Didáticas manhãs de minha infância que me ensinaram o infinito na província.

IMPLACÁVEL

O reverso do tempo é ele mesmo.

PISTA

Sou um otimista que perdeu a lanterna no fundo do poço.

CONHECE-TE A TI MESMO

Quando estou só ao menos sei de quem estou mal acompanhado.

BASTANTE EM SI

A ignorância está plena de certezas e todas elas peremptórias.

EXPLICAÇÃO CONSENSUAL EM TEMPOS DE RADICALISMO

A terra é plana mesmo: o que é redondo é o planeta.

BARRICADA

Os espinhos não resistem à delicadeza da flor.

ADVERSÁRIO IMPLACÁVEL

Contra o tempo não há argumento: ele não pode parar para ouvir ninguém.

VERSÕES

A verdade é uma versão sem o charme da mentira.

MEGALOMANÍACO

— Como podem perceber, caríssimos, Aristóteles pensava como eu.

A DESGRAÇA

A desgraça da poesia ocorreu quando alguém disse que ela é feita de versos.

SHERLOCK HOLMES

Esse desfilar de coisas miúdas e repetitivas que vem te visitar ao correr dos dias e noites, enquanto aguardas ansioso um acontecimento extraordinário, chama-se vida.

SUGESTÃO DE TESE À SOCIOLOGIA

Os seres humanos têm feito um mal terrível às redes sociais.

INFINITO

Muito melhor que escrever um poema é me deter demorado na página em branco, porque lançada a primeira palavra já começo a me perder do infinito.

TADINHO DO KAFKA

Antes do surrealismo, já existia o Brasil e, para não me alongar muito, lembro apenas que o estadista mais republicano dessas terras foi o Imperador Pedro II.

PAZ INSUPORTÁVEL

Já pensou se tirássemos os chatos de nossa vida, o que restaria? A paz insuportável.

SUPÉRFLUO

Para que relógio quando temos espelho?

INVEJA DOS POETAS CHINESES

Lá eles pintam as palavras, que parecem dizer outra coisa.

ORIGINALIDADE

A originalidade resulta de uma trama bem urdida do plágio.

O BURGUÊS E O MENDIGO

─ Por que tanto palavrão? – perguntou o homem de paletó, gravata e brilhantina.
─ É que eles me enchem a boca – respondeu o mendigo com os olhos da fome.

MESÓCLISE

Reservo-a para quando desejo humilhar.

TESE DO JURISTA KELSENIANO
[poema para Mané Garrincha]

Consegui equacionar as normas: agora, cuidem dos homens.

COMPANHIA

Saudade, a solidão em busca de companhia.

CINTILANTE

A vida, por curta, deve se ocupar do que cintila e não me refiro aos vestidos de festa.

ANGÚSTIA DA INFLUÊNCIA

Conheci um poeta que não lia outros poetas para não ser influenciado:
coitado, influenciado pela ignorância, morreu pensando ser Dante.

ENSIMESMADO
a Elba Padilha

Tão voltado para si que se o mundo desabasse apenas se afastaria um pouco e a vida continuava: afinal ele mora em outro mundo.

ESPÓLIO SEM POSSIBILIDADE DE CONTENDA JUDICIAL

E para cada um de vocês, amados filhos, deixo um poema.

DOCE VINGANÇA

Os bípedes odeiam os répteis pela superioridade de seus golpes baixos.

DISCUSSÃO ENCERRADA

A morte prova que no final o bem sempre vence o mal.